Programa Turma Legal

Introdução

O programa Turma Legal de educação socioemocional é eminentemente prático, visando o máximo de eficácia pedagógica.  Além disso, adota a simplicidade como paradigma, pois assume que as escolas e os professores estão sobrecarregados de demandas.

É uma metodologia ativa baseada em emoções e na interação dialógica entre as crianças. A ludicidade é componente importante. Ele aproveita o efeito identitário da turma escolar e o espelhamento que acontece entre seus integrantes. Guiadas por provocações pedagógicas, as crianças rememoram suas experiências de vida e processam emoções, percepções e valores para desenvolver competências socioemocionais.

O professor faz as provocações e encaminha a conversação entre as crianças. Observa para detectar situações que mereçam uma atenção especial ou mesmo mudanças no seu relacionamento com elas. O aspecto discursivo-instrucional é mínimo no programa.

Objetivo

O objetivo do programa é o desenvolvimento socioemocional das crianças, com ênfase em competências chaves, como autoconhecimento, empatia, cooperação, comunicação, resiliência e autogestão-autocuidado.

Resultados esperados
  • Aumento da competência socioemocional dos alunos dos anos iniciais.
  • Crianças chegam à adolescência com competência socioemocional fortalecida, para enfrentar os riscos e aproveitar as oportunidades dessa etapa da vida.
  • Aumento da coesão das turmas e redução da indisciplina, o que, somado à expansão da sensibilidade e do conhecimento dos alunos por parte do professor, melhora o ambiente de aprendizagem.
  • Vida profissional com menos estresse para o professor, com mais prazer de ensinar e melhores resultados educativos. Desenvolvimento pessoal e profissional do professor.
  • Redução do bullying na escola.
Desenvolvimento

O programa acontece através de duas atividades-vivências de 50 minutos, específicas para as turmas do 1º ao 5º ano, realizadas todos os meses.  Essa periodicidade é considerada como um ponto forte pelos professores, pois alimenta a expectativa das crianças pela chegada do momento Turma Legal, criando a melhor das predisposições.

Ela permite ainda inserir o programa no ensino religioso, formação cidadã e similares, com tempo para os outros conteúdos serem trabalhados. Em alguns sistemas de educação estão sendo inserido como atividade de turno complementar.

São atividades com fundamentos complexos, porém de fácil execução. Elas mobilizam intensamente o interesse das crianças (veja avalições). Os professores recebem planos de aula detalhados e completos, que são aperfeiçoados ano a ano, absorvendo suas observações e sugestões. Veja algunos planos de aula.

Os professores recebem também indicações para o desenvolvimento de uma atitude de atenção e educação emocional permanente, que aproveita as situações de sala de aula (valorização de atitudes e conquistas dos alunos, apoio a quem mais precisa, criação de oportunidades de oportunidades de participação e cooperação, mediação de conflitos, responsabilização etc.).

Formação dos professores

Considera-se que os professores têm, por formação e prática docente, o conhecimento básico sobre habilidades emocionais suficiente para o engajamento educativo imediato. Sobre essa base, reforçada por duas videoaulas iniciais, o programa propõe uma formação continuada Aprender Fazendo e de Dupla Conceituação (apropriação dos conteúdos e das condições didáticas para o ensino, ao mesmo tempo).

A aprendizagem durante a prática é reforçada pelas indicações contidas nos planos de aula das atividades, por quatro aulas online ao longo do ano, pela leitura de textos enriquecedores enviados regularmente (veja exemplo 1 e exemplo 2) e, sobretudo, pelo processamento da experiência pessoal, através da autoavaliação guiada.

Aprendizagem Profunda

A participação do professor nas atividades em pé de igualdade emotiva com as crianças propicia o seu desenvolvimento humano, que acontece através do processamento que ele inevitavelmente realiza de seus próprios sentimentos. Amistosamente, é pego na “armadilha” das vivências, para também evoluir.

Numerosos relatos testemunham do impacto saudável dessa dinâmica aprendente na vida pessoal e profissional dos professores. Este é um dos melhores resultados do programa.

Complete a sua leitura

Resultados Turma Legal

Desenvolvimento humano do professor

Aprofunde

Curta nossa página no Facebook aqui 
Siga-nos no Instagram aqui

Compartilhe este conteúdo

Entre em contato

O seu e-mail não será divulgado. Verifique que esteja correto, pois precisaremos para responder.