Avaliações confirmam os resultados do programa

DEZEMBRO 2023 – avaliação dos professores

A avaliação Turma Legal considerou em 2023 três grupos de percepções dos professores: as relativas à aplicação do programa (processo), as de resultados (considera-se que a repercussão da educação socioemocional deve ser necessariamente percebido por eles em sala de aula), e as do impacto na própria subjetividade deles.

Participaram da avaliação 1169 professores/as que aplicaram o programa em 1893 turmas, em 33 município. Como novidade em relação aos anos anteriores, foi solicitada a opinião sobre a pertinência, ou não, de continuar o programa em 2024.

Percepções da aplicação do programa

(atribuição de nota de 0 a 10)

Interesse dos alunos pelas atividades: 9,1

Facilidade de aplicação dos planos de aula: 9,1

Aprender Fazendo do professor no programa: 9,3

Importância que a escola dá a educação socioemocional: 9,3

Percepção de resultados

Contribuição do programa para o melhor conhecimento dos alunos: 9,4

Valor do programa para a melhoria do entendimento e da cooperação entre as crianças: Muito 77,2% – Médio 21,7% – Um Pouco 1,1% – Nada 0%

Valor do programa para a melhoria do comportamento e da disciplina em sala de aula: Muito 68,5% – Médio 30,2% – Um Pouco 0,9% – Nada 0,3%

Valor do programa para a formação da personalidade das crianças: Muito 75,6% – Médio 22,9% – Um Pouco 1,3% – Nada 0,1%

Subjetividade do professor

Valor do programa para o desenvolvimento humano e profissional do professor (autoavaliação): Muito 83,7% – Médio 15,4% – Um Pouco 0,8% – Nada 0,1%

Aumento do afeto com os alunos propiciado pelo programa: 9,3

Satisfação pessoal de participar do programa: 9,3

Continuação em 2024: Sim 93,8% – Não 0,6% – Não opina 5,6%

JUNHO 2023 – crianças avaliam o programa

Em junho de 2023 as crianças foram convidadas a avaliar o programa Turma Legal. Elas fizeram uma atividade preparatória sobre a importância de avaliar, e depois deram uma nota individual de 1 a 10.

Participaram 46.773 crianças de 2.516 turmas de Fundamental I de 448 escolas, em 32 municípios.

A NOTA MÉDIA PONDERADA FOI 9,3

É a primeira vez que as crianças avaliam o programa. O resultado está em linha com a percepção da receptividade delas pelos articuladores municipais do Turma Legal (9,5), e supera a percepção dos professores (8,9) nas avaliações de 2022.

O resultado marca o interesse das crianças pelo programa. É um indicador indireto de impacto, pois sabemos que o sujeito aprendente só assimila aquilo que tem significado para ele.

Acesse os resultados por município aqui

Novembro 2022 – Avaliação anual professores

Em 2022 participaram da avaliação 1443 professores/as. Como novidade em relação aos anos anteriores, foi solicitada aos professores sobre o impacto pessoal da participação no programa. Essa pergunta recolheu 80,4% de respostas “Muito”, o score mais alto da bateria.

Deixada aberta a possibilidade de fazerem comentários sobre essa questão, quase 200 professores escreveram pequenos depoimentos ilustrativos, que publicamos (link no final desta apresentação).

Processo

Interesse dos alunos pelas atividades: 8,9

Facilidade de aplicação dos planos de aula: 9,1

Contribuição para o conhecimento dos alunos: 9,2

Satisfação pessoal de participar: 9,2

Resultados observados

Valor do programa para o desenvolvimento humano e profissional do professor (autoavaliação): Muito 80,4% – Médio 17,9% – Um Pouco 1,7% – Nada 0%

(percentual dos professores que escolheram cada opção de resposta)

Valor do programa para a melhoria do entendimento e da cooperação entre as crianças: Muito 74,5% – Médio 23,2% – Um Pouco 2,1% – Nada 0,2%

Valor do programa para a melhoria do comportamento e da disciplina em sala de aula: Muito 65,4% – Médio 31,1% – Um Pouco 3,2% – Nada 0%

Valor do programa para a formação da personalidade das crianças: Muito 74,1% – Médio 23,9% – Um Pouco 1,9% – Nada 0,1%

Agosto 2022 – Articuladores municipais

Avaliação de processo

Valor do programa para a educação socioemocional : 9,2

Engajamento dos professores: 8,5

Estratégia de aumento gradual do engajamento dos docentes : 8,8

Efetividade da formação docente Aprender Fazendo: 9,0

Facilidade de aplicação das atividades Turma Legal: 9,3

Receptividade dos alunos: 9,5

Professores falam sobre o impacto pessoal aqui

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