Programa Turma Legal

Introdução

A educação socioemocional atua na formação da personalidade dos alunos, uma missão primordial da escola. O programa Turma Legal tem essa finalidade e está direcionado aos anos iniciais do ensino fundamental. Ele se guia pelas evidências da psicologia evolutiva, absorvendo pragmaticamente o que há de ajustado à realidade (ou seja, com potencial de eficácia) nas diversas perspectivas e modos de intervenção nesse campo pedagógico tão complexo.

Além disso, o programa se insere na realidade da educação por meio de paradigmas de simplicidade (avaliada em 9,1) e de integração com as atividades já existentes – é conteúdo para o Ensino Religioso ou disciplina substituta, ou, ainda, para o turno complementar, nunca um “projeto” separado. Esses dois paradigmas concretizam o reconhecimento da sobrecarga de demandas a que estão sujeitos professores e escolas, e são condições necessárias para o sucesso prático do programa.

O Turma Legal é uma metodologia ativa baseada em emoções e na interação dialógica entre as crianças, para o processamento dos estímulos pelas funções cognitivas, em conexão com as suas necessidades psicológicas. A ludicidade é um componente importante. O conceito de experiência concretiza essa abordagem.

O programa se apoia na força do grupo social primário “turma escolar” e no espelhamento que acontece entre seus integrantes. Guiadas por provocações pedagógicas, e no contexto da interação social, as crianças rememoram suas experiências de vida e processam emoções, percepções e valores para desenvolver habilidades socioemocionais.

Os professores não têm nenhum conhecimento a repassar durante a atividade Turma Legal, pois a educação socioemocional não é instrucional. Sua importante função é a mediação competente da roda de conversa, mediante a Escuta Ativa. Dois impactos do próprio programa vão funcionar em loop para ajudá-los naturalmente a desenvolver essa competência: o melhor conhecimento que ele propicia dos alunos (avaliado 9,1) e o aumento do afeto com eles (avaliado 9,2 – 2024).

Objetivo

O objetivo do programa é orientar positivamente o desenvolvimento da personalidade das crianças, com ênfase em três eixos: a autogestão (que é o maior preditor de vida futura), o comportamento pró-social (condutas empáticas e colaborativas) e a resiliência emocional (especialmente importante para as crianças que têm um contexto familiar desfavorável). A comunicação-extroversão é componente transversal.

Resultados esperados
  • Aumento da competência socioemocional dos alunos dos anos iniciais, com orientação positiva do desenvolvimento da personalidade.
  • Crianças chegam à adolescência com competência socioemocional fortalecida, para enfrentar os riscos e aproveitar as oportunidades dessa etapa da vida.
  • Aumento da coesão das turmas e redução da indisciplina, o que, somado à expansão da sensibilidade e do conhecimento dos alunos por parte do professor, melhora os ambientes de ensino e de aprendizagem.
  • Vida profissional com menos estresse para o professor, com mais prazer de ensinar e melhores resultados educativos. Desenvolvimento pessoal e profissional do professor.
  • Redução do bullying na escola.
Desenvolvimento

O programa acontece através de três atividades-vivências de 50 minutos, específicas para as turmas do 1º ao 5º ano, realizadas todos os meses. Os professores recebem planos de aula detalhados e completos, que são aperfeiçoados ano a ano, absorvendo suas observações e sugestões. Veja algunos planos de aula.

São atividades de fácil execução, embora com fundamentos complexos e profundos. Elas mobilizam intensamente o interesse das crianças (avaliação 9,0 – 2024).

A formação da personalidade acontece nas interações sociais, e nunca poderíamos pensar que momentos imersivos como o Turma Legal são suficientes. Tudo o que acontece na escola tem impacto educativo socioemocional. Coerente com esse pensamento, os planos de aula e as formações dão aos professores indicações e os estimulam a desenvolver atitude formativa permanente, mediante a valorização de atitudes positivas e conquistas dos alunos, o apoio e afeto a quem mais precisa, a criação de oportunidades de participação e cooperação, a responsabilização e a manifestação de confiança para mudar ou reforçar o autoconceito do aluno etc.

Formação dos professores

Considera-se que os professores têm, pela própria cultura e por formação e prática docente, um conhecimento das habilidades emocionais (empatia, cooperação, autocuidado, autoestima etc) suficiente para o engajamento educativo imediato. Sobre essa base, o programa propõe uma formação continuada Aprender Fazendo, durante a qual acontece a apropriação tanto dos conteúdos como das condições didáticas para o ensino, ao mesmo tempo (Dupla Conceituação). Na avaliação de 2024, a eficácia dessa formação na prática foi avaliado por eles com nota 8,9. Acreditamos que podemos melhorar ainda mais.

Além das video-aulas, formações online e formações híbridas, a aprendizagem na prática é reforçada por autoavaliações e pelas indicações contidas nos planos de aula e textos enriquecedores enviados regularmente aos professores. Todas as atividades constituem um percurso formativo continuado que permite ao professor que valida corretamente suas participações adquirir créditos para certificado.

Mas talvez a contribuição mais importante do programa na formação docente seja o que relatamos a seguir.

Aprendizagem Profunda

A participação do professor nas atividades em pé de igualdade emotiva com as crianças propicia o seu desenvolvimento humano, que acontece através do processamento que ele inevitavelmente realiza de seus próprios sentimentos. Amistosamente, é pego na “armadilha” das vivências, para também evoluir.

Numerosos relatos testemunham do impacto saudável dessa dinâmica aprendente na vida pessoal e profissional dos professores. Este é um dos melhores resultados do programa.

Resultados Turma Legal

Desenvolvimento humano do professor

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