Desenvolva a empatia de seus alunos
A empatia é um objetivo da educação. Ela pode ser definida como a capacidade de entrar em sintonia com os sentimentos de outras pessoas. A empatia tem base neurológica e pode ser desenvolvida ao longo da vida através da educação e da autoeducação. Desenvolver a competência empática é o coração do programa Turma Legal, que inclui também outras habilidades cruciais, como autoconhecimento, cooperação, resiliência, comunicação, autogestão-autocuidado, dentre outras.
A importância de a escola assumir o desenvolvimento da empatia de alunos/as e professores/as pode ser avaliada a partir de quatro perspectivas que se complementam:
MISSÃO DA EDUCAÇÃO
A empatia é a base das relações interpessoais enriquecedoras e produtivas, pois só compreendendo o outro podemos estabelecer um diálogo acolhedor. Ela também é o alicerce dos comportamentos pró-sociais, que são as atitudes voluntárias de ajuda ao outro e de participação positiva na comunidade. A empatia é necessária, ainda, para a formação de personalidades transformadoras, com desejo de melhorar o mundo. O fato de a empatia ter essa influência faz do seu desenvolvimento uma questão social estratégica que a educação deve atender.
VIVER EM SOCIEDADE
Famílias, comunidades e sociedades onde as pessoas cuidam umas das outras e cooperam entre si têm melhores condições de desenvolvimento e qualidade de vida. O raciocínio vale também para qualquer tipo de instituição, inclusive a escola. A empatia torna as pessoas tolerantes e respeitosas das diferenças, promovendo a harmonia. Por isso, ela é o alicerce da cultura da paz, que hoje mais do que nunca precisamos defender. Na escola, a empatia cria o contexto preventivo do bullying.
MAIS APRENDIZAGEM
Turmas empáticas têm mais coesão e apresentam menos problemas de disciplina, facilitando, portanto, o trabalho do professor/a. Por outro lado, a constituição de ambientes mais seguros e cooperativos faz com que a aprendizagem melhore. O raciocínio pode ser extrapolado para toda a escola. Escolas da Paz são escolas produtivas.
SER PROFESSOR/A
O afeto e a empatia são a base da competência docente. A capacidade de identificar individualmente cada aluno e suas necessidades, de entender suas circunstâncias de vida, suas potencialidades e suas dores, dá ao professor as pistas para a melhor abordagem educativa e para a construção de uma relação que desmonte a falta de interesse pelos conteúdos e mesmo a indisciplina.
Conheça o programa Turma Legal