Parceria com secretarias de educação

Secretarias de educação de todo o país podem aderir ao programa Turma Legal, somando-se aos 35 municípios que já participam (630 escolas). O programa segue um paradigma de simplicidade e integração que garante resultados sem necessidade de nossa equipe estar fisicamente presente. Para mais segurança sobre essa maneira de trabalhar veja as avaliações e os depoimentos dos professores (links no final desta apresentação)

Solicita-se às secretarias de educação uma contribuição financeira anual de R$ 800 (fixo), mais R$ 150 por escola. Escolas nucleadas e anexos não pagam. Ex: município com 10 escolas polo dá uma contribuição ANUAL TOTAL de R$ 2.300.

O baixo custo tem uma intencionalidade: a educação socioemocional requer ação de longo prazo (a evolução da personalidade – pois disso se trata – é fruto das experiências continuada e não tem uma linearidade certa). Essa possibilidade está condicionada ao enquadramento dentro da realidade financeira dos sistemas públicos de educação, sobretudo nos municípios pequenos e médios.

O baixo custo é resultante do paradigma de simplicidade do programa, que aposta no engajamento em espiral ascendente dos professores, e em processos Aprender Fazendo. Em 2022, os docentes deram nota 9,1 à facilidade de aplicação do programa. Para 84,3% deles o programa teve muito significado pessoal. Os articuladores municipais do programa avaliariam com nota 9,0 a eficácia da estratégia Aprender Fazendo, dom formações online complementares.

Veja neste link uma apresentação sucinta do programa nos municípios, ou continue lendo

Interessados em participar ou receber mais informações devem escrever para turmalegal@comcultura.org.br ou preencher este cadastro

O programa

O Turma Legal acontece mediante a realização de uma atividade quinzenal de 50 minutos, inserida no Ensino Religioso ou Desenvolvimento Humano, no Fundamental I. Também pode ser aplicado como atividade do turno complementar. São atividades diferenciadas para cada ano. Os professores/as recebem planos de aula simples e autoexplicativos.

Os coordenadores pedagógicos organizam momentos de leitura e apropriação dos planos de aula nas escolas, que são também oportunidades para avaliar junto com os professores e explorar as informações que o programa dá (os professores avaliam em 9,2 o melhor conhecimento dos alunos que ele propicia).

Os professores participam de formações online, também disponibilizadas como videoaulas, e recebem textos de leitura rápida sobre os conteúdos trabalhados pelo programa. Os planos de aula tem breves explicações conceituais e procedimentais para alimentar o processo de autoformação.

Um articulador municipal acompanha o programa em interface com a nossa equipe. Esse articulador participa de reuniões online de formação/acompanhamento e tem canal direto de atendimento. Ele repassa as atividades mensais aos coordenadores, momento também de avaliação de processo.

A dedicação média dos articuladores municipais é de 4 horas semanais nos maiores municípios que participam do programa. Não precisa de mais do que isso.

A participação dos professores e coordenadores pedagógicos nas atividades avaliativas e de formação é acompanhada individualmente, o que permite criar mapas de engajamento escola por escola. O mapa do município guia o articulador para focar onde o engajamento parece ser menor.

DETALHAMENTO

  1. O programa provê a formação da equipe técnica do município, coordenadores pedagógicos e professores mediante cinco aulas online (disponibilizadas também como videoaulas), e quatro encontros online em pequenos grupos para os articuladores municipais;
  2. São disponibilizados a todos os professores do 1º ao 5º ano 18 planos de aula Turma Legal específicos para cada turma, necessitando apenas fotocopiar no município; nenhuma turma repete atividades do ano anterior;
  3. O programa envia mensalmente aos professores um texto de leitura rápida sobre os conteúdos do programa, como recurso de formação continuada;
  4. A participação dos professores, coordenadores pedagógicos e do articulador municipal nas atividades propostas é acompanhada individualmente, resultando mapas indicativos de engajamento em cada escola e no município como um todo, para informação e acompanhamento dos gestores municipais e do próprio articulador, no que diz respeito à atenção a ser dada as escolas;
  5. Em novembro é feita uma avaliação de processo e de resultados, apresentada aos dirigentes municipais de educação e equipes técnicas em dezembro, em tempo de tomar decisões sobre a continuidade no ano seguinte.

Acesse o histórico de avaliações do programa aqui

Depoimentos de quase 200 professores sobre impacto pessoal aqui

Interessados em participar ou receber mais informações devem escrever para turmalegal@comcultura.org.br ou preencher este cadastro

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