No Turma Legal, as crianças formam seus professores

Oitenta de cada cem professores que participaram em 2022 do programa Turma Legal avaliaram em “MUITO” o impacto no seu próprio desenvolvimento humano. Dezoito estimaram em “MÉDIO”. Quase duas centenas de depoimentos explicitam esse impacto. Confira aqui

A explicação para um resultado tão importante e difícil de alcançar por meio das formações cognitivistas, é bem simples. O desenvolvimento socioemocional dos professores no Turma Legal é o fruto da experiência de intimidade, trocas e diálogo que vivenciam junto às crianças, durante as atividades.

O programa solicita do professor uma atitude de escuta ativa, um engajamento forte na conversa afetiva com (e entre) as crianças. Ele é solicitado a abandonar o distanciamento entre “quem sabe” e “quem não sabe”, e a se interessar sinceramente pelo que as crianças falam. Não há uma lição ou um conhecimento a repassar, apenas o cuidado para que a experiência Turma Legal flua harmonicamente.

Essa substituição do tradicional “eu ensino – você aprende” pela empatia com a criança, faz com que o professor seja amistosamente abduzido pelo espelhamento que acontece durante as atividades. Um exemplo ajudará a entender: o professor que presencia as crianças conversar livremente e com autenticidade sobre suas raivas — quando foi a última que sentiram, quem provocou, como superaram ou não, qual o significado — não pode, humanamente, deixar de pensar nas suas próprias raivas, talvez até alguma provocada pela indisciplina de uma criança com a qual está no momento, ou por uma situação familiar ou social.

Precisaria um distanciamento formidável para ele não “entrar”, mesmo inconscientemente, na roda emocional que o Turma Legal propõe a cada quinze dias. A exposição à intimidade das crianças (pois é disso que se trata) leva o professor a pensar na sua própria intimidade. E, em matéria emocional, a resposta do mais novo pode muito bem ser mais certeira do que a resposta do mais velho. O insight (compreensão nova e súbita) ilumina também o professor.

A simplicidade dessa dinâmica explica também outros dois resultados da avaliação 2023 quando os professores deram nota 9,4 de 10 ao melhor conhecimento dos alunos que o Turma Legal propicia e 9,3 à satisfação pessoal de participar do programa.

Veja depoimentos de professores

Siga-nos
FacebookInstagram

Entre em contato

O seu e-mail não será divulgado. Verifique que esteja correto, pois precisaremos para responder.