O programa Turma Legal é uma iniciativa do Comunicação e Cultura, uma organização educativa sem fins lucrativos fundada no Ceará em 1988. Basicamente somos um grupo de pessoas com vontade de ajudar a construir um mundo solidário e sustentável, incidindo na escola pública a partir de um olhar de sociedade civil.
O programa Turma Legal tem sua verdadeira origem nos 25 anos em que trabalhamos com protagonismo juvenil e/ou jornal escolar, em quase 3 mil escolas de 12 estados. Durante todas essas anos as referências teóricas e práticas foram as do campo da educação para a autonomia. Mais recentemente, a ideia e a vontade de implementar uma iniciativa de educação socioemocional veio após a implementação com fins avaliativos do programa finlandês de combate ao bullying KiVa em escolas do Ceará, em 2014.
A avaliação da experiência, realizada junto aos professores e diretores de escolas participantes, nos levou no ano seguinte a iniciar a construção de uma proposta própria adaptada à realidade brasileira e com um foco mais amplo do que o bullying, como foi solicitado pelos próprios participantes.
O programa evolui a partir do retorno dado pelos professores, que são convidados a avaliar as atividades e socializar as alterações por eles realizadas para maior adequação/impacto. Caracteriza-se assim uma obra coletiva, na qual todas as atividades são reeditadas anualmente para incorporar essas contribuições, e outras decorrentes de nossas pesquisas e leituras.
Filiada à ABONG
Diretoria
Daniel Raviolo – Diretor Presidente
Francisca Martilene de Maria – Tesoureira
Conselho Fiscal
Maria Weslany Lima Santos
Mathieu Orfinger